sexta-feira, 5 de novembro de 2010

'NOVA ORTOGRAFIA

  •  
  • Nova Ortografia: Ficou fácil de aprender

    Ernani Pimentel
  • A nova ortografia foi concebida pelo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, que, assinado há dezoito anos, resultou da necessidade de diminuir as diferenças entre as formas de escrever adotadas pelos oito países signatários, quais sejam, Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.
  • A rigor, para nós, brasileiros, introduz três tipos de alterações: introdução das letras K, W e Y; algumas mudanças na acentuação gráfica; algumas simplificações também no uso do hífen.
  • Diferentemente do que se ouve de opiniões menos esclarecidas, não há alteração na Língua Portuguesa, que continuará a ser falada da mesma maneira diversificada, nos vários países e nas muitas regiões, quer de dentro, quer de fora desses mesmos países. A mudança acontece apenas na forma de escrever. Pode-se dizer que, passado o primeiro momento, de uma maneira geral, ficará mais fácil redigir.
  • Há, nos meios especializados, um certo sentimento de frustração, pela posição tímida adotada, resultante de uma possível superficialidade no tratamento e soluções apontadas para alguns casos, com o que concordamos. Contudo, consideramos muito importante que tal acordo tenha sido assinado, pois trata-se de um primeiro passo, que chegou a parecer impossível de se realizar... é só notar que, desde a data da assinatura até o início da implantação, transcorreram nada menos que dezoito anos, demora que reflete um quê de desinteresse instalado em certos setores governamentais deste ou daquele país. Mas, insistimos, o importante foi ter dado o primeiro passo. A partir dele, poderemos agora discutir, trocar opiniões, analisar outros pontos de vista e sugerir novas melhoras, para tornar o uso da língua escrita mais simples.
  • Vários órgãos de imprensa, entidades elaboradoras de exames vestibulares, de provas de concursos públicos, de seleção de funcionários para a iniciativa privada já adotaram o novo sistema ortográfico e, embora o prazo para adaptação vá até 2012, a realidade é que, quanto mais cedo se estudar e fixar a nova ortografia, mais cedo se resolve o problema.
  • Muitos estão fazendo um bicho de sete cabeças, quando na realidade se pode entender e apreender tudo que houve de alteração em pouquíssimo tempo.
  • Acabamos de escrever um livro histórico de 164 páginas intitulado ACORDO ORTOGRÁFICO DA LINGUA PORTUGUESA, direcionado àqueles que querem conhecer com detalhes o assunto, constituído de oito partes, que são: Quadro Sinótico, expondo todas as alterações; Resumo Comentado (adaptação sintética, de parágrafo por parágrafo, do texto lusitano, com comentários esclarecedores); Texto Original do Acordo, para os pesquisadores que pretendam sanar alguma dúvida interpretativa; Nota Explicativa Original (história e detalhes do Acordo); 175 Questões, com gabarito remissivo, elaboradas pelo Professor Everardo Leitão, abrangendo todos os itens do assunto; Outras 175 Questões, com gabarito remissivo, elaboradas pelo Professor José Almir Fontella Dornelles, percorrendo outra vez todo o Acordo; Legislação Pertinente (base que suporta legalmente a aprovação e implantação oficial; Artigos Críticos, que mostram alguns pontos que merecem retoques.
  • Outro trabalho lançado é um livreto de bolso, de 20 páginas, chamado NOVA ORTOGRAFIA SIMPLIFICADA, que contém uma síntese de todas as mudanças importantes para os brasileiros, e oitenta exercícios de fixação, destinado aos que não têm interesse de abordar com mais profundidade o tema.
  • Lançamos, ainda mais, para os que querem ter o professor no seu computador, dando aula e respondendo as dúvidas, o curso online NOVA ORTOGRAFIA SIMPLIFICADA, que permite a você, em dois ou três dias ficar tranquilo em relação ao assunto. Basta entrar no www.vestcon.com.br, ficou tudo muito fácil.
  • E mais... Você poderá, a partir daí, ter uma visão mais crítica e enviar suas opiniões e sugestões para contato@simplificandoaortografia.com.br e nos ajudar a contribuir para a evolução do ensino em nosso país e nos outros que falam a nossa língua.
  • Professor Ernani Pimentel, ex-seminarista, gramático, com formação em Língua Portuguesa, Latim, e Lingüística, professor de Análise de Texto, com formação em Teoria e em Análise Literária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário